fbpx
Acidentes oculares: o que você precisa saber

Acidentes oculares: o que você precisa saber

Dra. Adriana Bonfioli assinatura

Acidentes oculares, como traumas contusos, perfurantes e queimaduras químicas, podem levar ao acometimento de várias estruturas oculares, entre elas a córnea. Por ser a camada mais externa do olho, esta geralmente é a primeira a receber o impacto de um destes acidentes.
Continue conosco para entender mais sobre os tipos mais comuns de acidentes oculares.

Presença de corpo estranho na córnea

Fagulhas de metal, pedaços de galho ou folhas, pedaços de insetos, fragmentos de vidro, terra ou areia são alguns exemplos de corpos estranhos comumente alojados na córnea.

Sinais e sintomas

O paciente com corpo estranho na córnea se queixa de muito desconforto (mesmo com pequenos fragmentos), sensação de areia, vermelhidão, ardência e sensibilidade a luz. Dependendo da manipulação que é feita por ele, na tentativa de remover o corpo estranho, os danos podem se agravar.
Portanto é importante sempre procurar um oftalmologista o quanto antes para que esse corpo estranho seja removido de forma segura e eficiente.

Tratamento

O tratamento consiste na remoção do corpo estranho pelo oftalmologista sob visualização em lâmpada de fenda (lente de aumento) e a prescrição de colírios para evitar ou tratar uma possível infecção associada e aliviar o desconforto.

Ceratites por radiação

As ceratites por radiação também são acidentes oculares muito comuns entre os pacientes, principalmente aqueles que utilizam solda elétrica sem o devido equipamento de proteção.

Sinais e sintomas

Os sintomas costumam aparecer entre 8 e 24 horas após a exposição à radiação, e incluem:

  • dor intensa;
  • muita sensibilidade a luz (o paciente não consegue ficar com os olhos abertos);
  • vermelhidão;
  • bastante desconforto, geralmente acometendo os dois olhos.

Tratamento

O tratamento é feito por meio da oclusão dos olhos com medicamentos específicos, uso de colírios, compressas geladas e medicação para dor.

O mais importante é a prevenção com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para a atividade.

Acidentes oculares com substâncias químicas

Muito comuns também são os acidentes com substâncias químicas.

Sinais e sintomas

Substâncias químicas, quando em contato com os olhos, agem diretamente na córnea e conjuntiva, com o potencial de grave lesão da superfície e inflamação intraocular.

As substâncias conhecidas como álcalis (bases) são as que têm maior potencial de causar lesões grave. Quanto mais tempo a substância ficar em contato com a superfície ocular, maiores serão os danos.

Portanto, é importante lavar prontamente e abundantemente os olhos em casos de acidentes com substâncias químicas e, em seguida, procurar atendimento oftalmológico de urgência.

Tratamento

O tratamento vai depender da extensão do dano causado pela substância e pode incluir o uso de colírios específicos, medicamentos orais, lentes de contato e até cirurgia em alguns casos.

Por fim…

Outros acidentes que podem acometer a córnea são os traumas contusos e perfurantes, que podem levar a alterações diversas na córnea, esclera e toda a estrutura ocular.

É de suma importância a avaliação imediata pelo médico oftalmologista em caso de pacientes que sofreram trauma ocular. Apenas um especialista é capaz de avaliar e decidir qual a melhor conduta a ser tomada para manter a integridade do globo ocular e a função visual.

Link para o ebook de saude ocular

× Fale conosco!