fbpx
Ceratocone: causas, sintomas e tratamentos

Ceratocone: causas, sintomas e tratamentos

Dra. Adriana Bonfioli assinatura

O ceratocone é uma doença progressiva que leva ao afinamento e abaulamento da córnea. Ela tende a se projetar anteriormente, na forma de “cone”. Além da susceptibilidade genética, um fator de risco é o hábito de coçar/esfregar os olhos. Isso é comum em crianças que apresentam alergias oculares.

Essa doença ocular frequentemente acomete os dois olhos, de forma assimétrica. Tem início na infância e pode progredir até a adolescência e início da vida adulta, em torno dos 30 anos de idade.

Sintomas do ceratocone

No início, os pacientes podem não manifestar sintoma algum. Porém, após algum tempo, o surgimento de queixas com relação à diminuição e embaçamento da visão são comuns.

É usual, também, que o paciente portador de ceratocone se queixe de que todos os óculos ficam ruins, que suas lentes mudam muito rápido e que não conseguem uma boa visão nos “exames de vista”.

Diagnóstico

O diagnóstico do ceratocone é feito com o auxílio de exames complementares como: topografia (ceratoscopia), paquimetria, e tomografia de córnea. Baseado nesses exames, o oftalmologista é capaz de determinar a espessura, curvatura e formato da córnea e classificar o ceratocone em grau I, II, III ou IV.

O ceratocone tem cura?

O tratamento do ceratocone consiste, primeiramente, em resolver as causas que levam o paciente a coçar ou esfregar os olhos, tratando as alergias e outras doenças da superfície ocular.

Além disso, é necessário avaliar se há progressão da doença e qual seria a melhor forma de proporcionar ao paciente uma boa qualidade de visão.

Nos casos iniciais, os óculos de grau proporcionam excelente qualidade de visão e são suficientes para que a pessoa exerça suas atividades diárias com conforto.

Outros artifícios usados para proporcionar uma boa qualidade visual são as lentes de contato (gelatinosas ou rígidas).

Cirurgias para o ceratocone

Nos pacientes em que se observa uma progressão da doença, o procedimento indicado é o cross-linking. Seu objetivo é fortalecer o tecido da córnea e estabilizar o ceratocone.

Em casos moderados a graves, em que a visão não melhora suficientemente com óculos ou lentes de contato, pode ser indicada a cirurgia de implante de anel intraestromal. O anel modifica e regulariza a curvatura da córnea, melhorando a visão.

Os pacientes com ceratocone avançado ou cicatrizes corneanas que prejudicam a visão podem necessitar do transplante de córnea. Nessa cirurgia, a córnea doente é substituída por uma saudável, de um doador.

Por fim…

O desenvolvimento de novas tecnologias e os avanços no tratamento do ceratocone melhoraram muito a qualidade de vida dos pacientes. Opções como as lentes de contato especiais e o implante de anel corneano melhoram a visão e reduzem ou interrompem a progressão da doença.

Se você tem ceratocone, converse com o seu oftalmologista sobre as opções de lentes de contato e cirurgias existentes.

Tudo em medicina evolui muito rápido! Novas possibilidades e descobertas podem mudar a sua vida…

× Fale conosco!