fbpx
Óculos infantis: como fazer a escolha perfeita para o seu filho?

Óculos infantis: como fazer a escolha perfeita para o seu filho?

Dra. Carolina Paes assinatura

Além de identificar a necessidade e o momento em que a criança deve iniciar o uso dos óculos, é preciso pensar também em sua segurança. Afinal, o que vem primeiro à mente dos pais é: e se meu filho se machucar utilizando esse acessório?

É fundamental pensar, então, que além de proteger os olhos, os óculos infantis precisam ser confortáveis para que os pequenos não resistam à sua utilização. Afinal, eles não são mini-adultos e a escolha dos seus óculos possuem diversas peculiaridades.

Então, como fazer a escolha certa?

O primeiro passo para escolher um óculos infantil é entender que a diferença entre ele e os óculos adultos está no formato do rosto do pequeno.

O que acontece: as crianças ainda não têm o osso do septo nasal totalmente desenvolvido. Ou seja: a ponte é mais baixa e, por isso, exige materiais que permitam adaptações (principalmente porque, ao longo do crescimento, as características faciais do(a) usuário(a) vão sofrer alterações e… bem… ninguém quer “perder os óculos” cedo demais, não é mesmo?

Sendo assim, as armações devem ter um suporte adequado para o nariz. As plaquetas, em casos de narizinhos com a base mais larga, ajudam a melhorar o apoio nasal como também permitem o ajuste dos óculos na medida em que a criança vai crescendo e os ossos do nariz vão se desenvolvendo.

Materiais

Os materiais mais recomendados para a armação são o silicone, o grilamid ou a resina morfa termoplástica, principalmente por serem mais leves e anatômicos.

Silicone: é a mais comum e prática do mercado, principalmente por ser flexível, ajustável e, portanto, uma excelente para bebês e crianças menores.

Porém, é importante ressaltar que ela, mesmo quando usada em posição incorreta, ajusta-se ao rosto do pequeno. Por isso, os pais precisam sempre conferir se os seus filhos estão com os óculos posicionados da forma correta para garantir que a visão esteja perfeita.

Menina sorridente usando óculos infantis de silicone

Fonte: https://www.amazon.com/LH-Anti-Blu-ray-Anti-Radiation-Anti-Myopia-Anti-Ultraviolet/dp/B07KQRHSNN

Grilamid: é bastante escolhida devido ao seu conforto, maciez e resistência (pois não é tão maleável como o silicone). Além disso, são bastante modernas, charmosas e coloridas, agradando muito os pequenos.

Lentes

As lentes mais seguras para os óculos infantis são as de policarbonato. Porém, quando o grau é muito elevado, as de resina de alto índice são a melhor opção para o caso.

Menino sorridente usando óculos infantis com lente de policarbonato se projetando para fora da janela de uma carro

Cuidados especiais para a escolha dos óculos infantis

  • Certifique-se de que as armações, independentemente do material selecionado, adaptem-se bem ao rosto, não incomodando atrás das orelhas (se preciso, adicione elásticos nas perninhas).
  • O aro da armação dos óculos infantis deve ser fechado, isto é, cobrir totalmente a lente.
  • Lembre-se: o conforto é essencial para a boa aceitação
  • Armações de acetato não são recomendadas para crianças pequenas, principalmente por serem pesadas e não se ajustarem bem ao nariz.

    Menina tristonha usando óculos infantis de armação de acetato sentada no chão apoiando os cotovelos sob uma pilha de livros

  • Armações de metal também não são indicadas para crianças. Afinal, elas podem acabar se rompendo e, consequentemente, machucando o rosto do pequeno.
  • Armações de meio aro devem ser evitadas porque são sustentadas por um fio de nylon que fica apoiado na cavidade da lente e, portanto, pode sair com muita facilidade.

    óculos de armação de meio aro

Enfim…

Os óculos infantis, atualmente, já não são mais um motivo para que a criança se sinta com vergonha. Afinal, até acessórios de moda eles já se tornaram!

Porém, é importante que o pequeno participe ativamente da escolha das cores e modelos utilizados. Assim, ele se sentirá mais confortável e confiante com seus novos “companheiros” do dia-a-dia.

No mais, faça dessa experiência o mais agradável, divertida e segura o possível e pronto: pode apostar que seu filho vai amar os óculos!

Garoto sorridente comas mãos nas orelhas usando óculos infantis na frente de uma parede com listrar azul, amarela e vermelha