Conjuntivite infecciosa: causas, sintomas e tratamentos

As conjuntivites infecciosas são doenças de curta duração, causadas por vírus, bactérias e parasitas que levam à inflamação da conjuntiva, camada transparente que envolve a parte externa do olho.

A maioria dos casos é causada por vírus (conjuntivite viral) que, geralmente, são contraídos devido ao contato direto com alguma superfície contaminada.

A conjuntivite tem, geralmente, curta duração. Porém, em alguns casos não tratados adequadamente, pode haver complicações, como:

• aparecimento de membranas ou pseudomembranas que necessitam ser retiradas pelo oftalmologista;
  • comprometimento corneano (desepitelização e/ou infiltrados);
  • cicatrizes conjuntivais;
  • entre outras.

Outros tipos de conjuntivite

• Conjuntivite alérgica: ocorre mais comumente em pessoas que possuem alergias sazonais (provocadas por fatores presentes no ar, como pólen, feno etc). O quadro é desenvolvido quando o paciente entra em contato com alguma dessas substâncias, que desencadeiam uma reação alérgica nos seus olhos.
  • Conjuntivite bacteriana: é uma infecção causada com por bactérias estafilocócicas ou estreptocócicas. Insetos, contato físico com outras pessoas, falta de higiene (tocar o olho com as mãos sujas) ou usar maquiagem e loções faciais contaminadas podem causar esse tipo de infecção.
  • Conjuntivite em bebês (neonatal): em recém nascidos, existe um tipo específico de conjuntivite, que é a conjuntivite neonatal, causada por microrganismos adquiridos durante a fase final da gestação e o parto. O bebê apresenta vermelhidão nos olhos e secreção mucopurulenta.Nestes casos, o tratamento é feito com medicação oral e, dependendo do quadro, pode ser necessária internação para receber medicação venosa. A conjuntivite neonatal bacteriana é rara, felizmente, e como existem outras alterações em recém nascidos que deixam os olhos vermelho e/ou com secreção, é sempre importante a avaliação do oftalmologista.

Os pacientes com conjuntivite geralmente se queixam de:

• vermelhidão nos olhos;
  • secreção;
  • lacrimejamento;
  • sensação de areia nos olhos;
  • embaçamento da visão;
  • sensibilidade à luz.

O diagnóstico das conjuntivites é feita pelo oftalmologista, com exames em consultório e, em alguns casos, coleta de material para análise no laboratório.

Como tratar a conjuntivite do jeito certo?

O tratamento vai depender do microrganismo causador e pode incluir a lavagem com soro fisiológico, compressas, o uso de colírios e até medicação oral, que será prescrito pelo oftalmologista após avaliação adequada.

Por fim… como prevenir a conjuntivite?

Algumas medidas podem ajudar a prevenir o contágio, como lavar frequentemente as mãos, evitar colocar a mão nos olhos, não compartilhar lentes de contato, maquiagem, cílios postiços e colírios, evitar o contato muito próximo e o compartilhamento de roupas de cama e toalhas com outras pessoas que estejam com conjuntivite.