fbpx

Próteses

Home / Próteses

Prótese ocular em processo de polimento
Prótese ocular recebendo polimento final

As próteses oculares são instrumentos utilizados para reabilitação daquelas pessoas que perderam um dos olhos. Elas auxiliam tanto no conforto e proteção da cavidade ou olho remanescente, quanto no bem-estar psicológico e social. A reabilitação retoma a aceitação pessoal e social, e ajuda na reintegração desse indivíduo à sociedade.

A perda de um dos olhos pode ter várias causas: traumas, tumores, complicações de doenças oculares e alterações congênitas. A ausência do globo ocular, ou seu tamanho reduzido, podem causar atrofia das pálpebras e assimetria facial, dor e comprometimento estético importante.

O impacto psicológico é muito grande e leva ao afastamento desse indivíduo de suas atividades sociais e profissionais. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para a retirada do globo ou do seu conteúdo (enucleação ou evisceração), e colocação de implante para reposição do volume e mobilidade. Aproximadamente 30 a 60 dias após a cirurgia, esses pacientes já estão aptos a serem submetidos à adaptação da prótese estética.

A adaptação das próteses oculares é um trabalho delicado, artesanal e individualizado. É realizado no próprio consultório, onde testamos moldes para ajustar o melhor formato. O objetivo é a busca de simetria, tanto no formato, posicionamento das pálpebras, brilho e coloração da íris e esclera para aperfeiçoar a estética final.

As próteses são feitas de material acrílico, podem ser retiradas sempre que necessário para a higienização das mesmas, e para avaliação da cavidade ou globo ocular remanescente.

Após encontrarmos o modelo ideal, é solicitada a confecção da prótese de acordo com as características observadas, a fim de aproximar o máximo possível do olho saudável.

Está indicada a confecção de nova próteses e a troca das mesmas, em média, a cada 3 anos.