fbpx

Lentes de Contato

Home / Lentes de Contato

 

Paciente colocando as lentes de contato

 

 

As lentes de contato são utilizadas sobre a superfície da córnea e têm três objetivos básicos:

  • Correção visual: elas corrigem erros refracionais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Além disso, são de extrema importância na melhora da acuidade visual de pacientes com córneas irregulares como, por exemplo, os portadores de ceratocone.
  • Finalidade estética: mesmo pacientes que não precisam de correção visual podem utilizar lentes para modificar a cor dos olhos, por exemplo. Em alguns casos, elas podem ajudar a disfarçar uma cicatriz corneana, ou um leucoma (córnea esbranquiçada e opaca).
  • Lentes terapêuticas: as lentes de contato podem ser usadas após uma cirurgia ou trauma para proteger a córnea enquanto ela cicatriza.

 

Adaptação de Lentes de Contato 

A adaptação de lentes de contato é um procedimento exclusivo da profissão médica, que consiste na realização de testes com a finalidade de escolher a melhor opção para cada pessoa. 

Alguns exames complementares podem ser necessários para o teste de lentes, como:

Durante o teste e adaptação, o paciente recebe todas as orientações sobre o uso correto das lentes de contato. 

 

Vantagens das lentes de contato em relação aos óculos

O uso de lentes de contato oferece benefícios como:

  • visão nítida sem o uso de óculos;
  • maior liberdade durante o lazer e a prática de esportes;
  • campo de visão mais amplo: as lentes seguem os movimentos dos olhos e mantêm o campo visual completo em todas as posições do olhar.

 

Tipos de lentes de contato

As lentes de contato podem ser gelatinosas (esféricas, tóricas ou multifocais) ou rígidas. 

As lentes gelatinosas são feitas de material flexível e aderem à superfície ocular. Atualmente, a maioria dessas lentes são descartáveis (descarte mensal ou anual). Algumas características, como conteúdo de água, permeabilidade ao oxigênio, diâmetro e curvatura da lente, devem ser consideradas durante sua adaptação. 

As lentes gelatinosas esféricas corrigem a miopia e a hipermetropia.

As lentes tóricas corrigem astigmatismo regular leve ou moderado. 

As gelatinosas multifocais corrigem o grau de longe (miopia ou hipermetropia) e o de perto (presbiopia).

As lentes rígidas são feitas de materiais não flexíveis e usadas para corrigir os astigmatismos regulares e irregulares, especialmente nos pacientes com ceratocone e cicatrizes corneanas.

Saiba mais sobre os tipos de lente de contato e suas indicações em nosso blog.

Cuidados com as lentes de contato 

Os cuidados mais importantes durante o uso de lentes de contato são:

  • só use lentes de contato que tenham sido adaptadas por um médico oftalmologista e siga as orientações fornecidas por ele;
  • lave muito bem as mãos antes de manusear as lentes;
  • para a limpeza e conservação das lentes, utilize os produtos adequados e prescritos pelo médico. Os produtos para conservação das lentes gelatinosas são diferentes dos usados para as lentes rígidas.
  • não durma com as lentes de contato. Dormir com elas prejudica a oxigenação da córnea e pode levar a complicações. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de lentes terapêuticas por alguns dias sem retirá-las à noite, mas isso deve ser considerado uma exceção e não uma regra.
  • troque diariamente o líquido dos estojos das lentes;
  • não use água de torneira para limpar as lentes de contato;
  • enquanto estiver usando as lentes de contato, lembre-se de utilizar colírios lubrificantes para evitar o ressecamento ocular;
  • se houver alteração como dor, olho vermelho ou secreção, retire imediatamente as lentes de contato e procure atendimento oftalmológico;
  • não use lentes de contato com prazo de validade vencido;
  • nunca use as lentes de contato de outra pessoa.

 

Complicações do uso de lentes de contato

O uso inadequado das lentes de contato pode ocasionar complicações como a ceratite (inflamação) , ou mesmo úlceras de córnea.

Bactérias, fungos ou parasitas podem habitar a superfície das lentes de contato ou o estojo das lentes, por isso a higiene das mãos e do estojo é muito importante para prevenir problemas.

O uso da lente de contato por um tempo prolongado, além do prazo indicado pelo especialista, também aumenta o risco de ceratite.

 

Se você acha que as lentes de contato podem ser uma boa opção para você, venha conversar conosco. Para agendar uma avaliação, é só clicar aqui.